sábado, 28 de janeiro de 2012

A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE MUDANÇA SOCIAL

Para começar, nada melhor do que uma frase reflexiva de Paulo Freire.
“Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a educação sem refletir sobre o próprio homem”. 
Paulo Freire.
Segundo Paulo Freire, o homem é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta auto-reflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca. Sendo está a raiz da educação.                                                                      
 Ainda de acordo com Freire,a educação é possível para o homem, porque este é inacabado e sabe-se inacabado. Isto leva-o a sua perfeição. A educação, portanto, implica uma busca realizada por um sujeito que é o homem, no qual deve ser o sujeito de sua própria educação.                                                                                                       
 Entretanto, saliento que o homem não pode ser objeto da educação, isso porque ninguém educa ninguém, somos mediadores, ou seja, nós que iremos contribuir para o nosso conhecimento.                                                                                                         
Freire em seu livro “A educação como mudança social” nos diz que, não há educação sem amor.                                                                                                                         
“[...] quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar [...] quem não ama não compreende o próximo, não o respeita”.                                                              
Logo, com foco em Freire posso refletir que, a educação parte da afetividade, portanto torna-se impossível educar sem essa capacidade.
“Quando o homem compreende sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e com seu trabalho pode criar um mundo próprio: seu eu e suas circunstâncias”. (FREIRE, p.16)
Vivemos numa constante mudança, no qual os valores, a sociedade, etc., se alteram constantemente e nós seres humanos devemos nos adaptar, superando nossos saberes, pesquisando, levantando novas hipóteses, buscando a perfeição pelo saber.
“O homem integra-se e não se acomoda. Existe, contudo, uma adaptação ativa”.                                                                                                                                  Paulo Freire.

Para vocês, o que seria a educação como mudança social?

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMO CONSTRUÇÃO DO OBJETO.

Produzir conhecimento??  O que seria isso??

Segundo Antônio Joaquim Severino, em seu livro "Metodologia do trabalho científico", o conhecimento se dá como construção do objeto que se conhece, ou seja, mediante nossa capacidade de reconstituição simbólica dos dados de nossa experiência. Em outras palavras, ainda segundo Joaquim Severino, a atividade de ensinar e aprender está intimamente vinculada a esse processo de construção de conhecimento, pois ele é a implementação de uma equação de acordo com o qual educar (ensinar e aprender) significa conhecer; e conhecer por sua vez significa construir o objeto, mas construir o objeto significa pesquisar.
(...) "Na universidade, o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não mais ser assimilado passivelmente, como ocorre o mais das vezes nos ambientes didáticos-pedagógicos do ensino básico". (SEVERINO, 2007, p.25)

Após diversas discussões ao decorrer de minha graduação em Pedagogia e agora em minha Especialização em Língua Brasileira de Sinais, acredito que o conhecimento nasce através da interação com o outro e principalmente através de pesquisas, que por sua vez tem papel de agente transformador, isto é, proporcionando a nós mudanças de valores, atitudes e comportamentos.

"O conhecimento é mesmo a única ferramenta de que o homem dispõe para melhorar sua existência"
Antônio Joaquim Severino.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012