Ivani Fazenda
traz em seu texto reflexões acerca de algumas dificuldades mais comuns entre os
estudantes da chamada educação continuada. Algumas dessas dificuldades advêm dos
maus preparos oferecidos no Ensino Fundamental e Ensino Médio, que infelizmente
são sentidos um pouco durante a graduação dos indivíduos, porém essa defasagem
muitas vezes na escrita, chamada por Ivani de "colcha de retalhos"
nada mais é do que o aluno juntar pequenas partes de textos para fazer um só
que em sua maioria ficam totalmente desconexos, pois os mesmos não conseguem
fazer ligação alguma com o que se escreve. Isso ocorre pela falta de estímulos
à leitura, pois quem tem o hábito da leitura consequentemente terá facilidade
na hora de transcrever suas ideias para o papel. Entretanto, o que mais vemos
são pessoas que lêem e não conseguem absorver o que foi lido, não existe uma
interpretação por parte do aluno leitor.
Essas defasagens
são mais evidentes quando o aluno ingressa na educação continuada, pois sente
uma imensa dificuldade na hora de escrever suas teses e dissertações nos cursos
de especialização, mestrado e doutorado. Acredito que essas dificuldades
ocorrem mais nas redes municipais e estaduais de ensino, pois em escolas
particulares as cobranças e exigências são constantes, quase que sufocantes,
pois o aluno tem que sair preparado para passar em universidades públicas, faço
essa observação por experiência própria, pois estudei minha vida inteira em
escola pública e presenciei por parte de muitos professores o descaso na hora
de ensinar, deixando o que realmente deveríamos aprender de lado, pois a classe
era muito indisciplinada.
Entretanto, não podemos generalizar, pois tive alguns professores durante essa
minha trajetória de estudo no Estado que fizeram a diferença na minha vida,
professores preocupados com o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, não
adianta alguns trabalharem com os alunos de forma eficaz e outros largarem a
"mão", o trabalho para ser eficaz tem que ser em conjunto, uma interdisciplinaridade,
caso contrário continuará ocorrendo essas defasagens no processo educacional,
cabendo a cada um procurar sanar essas dificuldades de acordo com suas
necessidades.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FAZENDA, Ivani. DIFICULDADES
COMUNS ENTRE OS QUE PESQUISAM EDUCAÇÃO.